top of page
Buscar

Como funciona o atendimento online

  • Foto do escritor: André Pacheco
    André Pacheco
  • 2 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de out. de 2024


Psicanalistas e psicólogos realizam atendimentos à distância há alguns anos. De fato, antes mesmo do surgimento e da popularização da internet, já havia casos em que a análise ocorria por meio de chamadas telefônicas. Esse recurso era utilizado, por exemplo, quando o deslocamento até o consultório tornava-se inviável por conta de uma imigração do paciente (ou até do psicanalista).


Mais recentemente, após o período de pandemia iniciado em 2020, houve uma adesão massiva aos atendimentos à distância. A experiência vivida por psicanalistas ao longo desse momento atestou que o atendimento online é uma alternativa viável para o tratamento psicanalítico.


Seja na modalidade online, seja na modalidade presencial, o psicanalista partirá da mesma hipótese: há inconsciente. Isso quer dizer que nossos afetos, comportamentos e relações são diretamente influenciados por elementos que nos escapam. Para trabalhar sobre esses elementos, o tratamento psicanalítico fará uso da fala. Consideramos aqui o seguinte pressuposto: aquilo que é dito tem efeitos sobre nós. Do mesmo modo, aquilo que é silenciado produz consequências.


Assim, da mesma forma como aconteceria em consultório, o paciente de uma terapia online será convidado a falar. E poderá falar do que quiser: sua história, seus objetivos, seus sonhos, fantasias, ideias, etc. No entanto, deve-se seguir uma regra, que Freud chamou de associação livre. Essa regra propõe que a fala deve acontecer sem censuras, ou seja: durante as sessões devemos tentar dizer tudo o que nos passar pela cabeça, mesmo quando o pensamento nos parecer vergonhoso ou sem importância.


Fala e escuta são, portanto, as bases do tratamento, mesmo que este seja realizado por meio de uma tela. A modalidade online traz alguns desafios novos que exigem pequenas adaptações e preparações de ordem técnica. Por outro lado, a comodidade de realizar as sessões em um espaço familiar e confortável pode até mesmo, em alguns casos, favorecer uma maior entrega ao processo analítico.


Portanto, a possibilidade do atendimento psicanalítico online representa uma alternativa interessante para aqueles que querem iniciar ou continuar uma análise, mas que não podem fazê-lo por possuírem limitações de deslocamento ou por viverem localidades muito distantes, como é o caso de brasileiros que moram no exterior.

 
 
bottom of page